quinta-feira, 24 de julho de 2008

Coordenador do Curso de Administração da FIMCA fala sobre formação profissional



“A Administração aos poucos está se tornando a profissão mais freqüente na preferência entre os jovens”, explica o coordenador do Curso de Administração das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA, professor Ademar Scheidt, que cita informações fornecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) afirmando que aproximadamente 15% dos acadêmicos brasileiros são do curso de Administração.

Professor Ademar questiona o porquê desta escolha. E comenta que nos Estados Unidos 19% dos graduados são formados em Administração, sendo a profissão mais freqüente por lá, profissão esta que as regras. “As empresas precisam de Administradores formados e com habilidades múltiplas, que tenham competência teórica e prática para ingressar no mundo dos negócios. As empresas estão ficando maiores e necessitando de mais especialistas, contudo não dispõem mais de tempo para treinarem seus colaboradores”.

Pensando nisso o Curso de Administração nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, que forma sua primeira turma neste segundo semestre letivo de 2008, além de disponibilizar para seus acadêmicos conteúdos comumente ministrados, oferece disciplinas que fazem com que o acadêmico trabalhe voltado para a realidade dos negócios.

O Coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt, destaca como exemplo “as disciplinas de Jogos de Empresa e Criatividade Empresarial, onde os alunos trabalham respectivamente realizando simulações da vida empresarial e despertando o ser criativo do futuro empresário ou gestor de negócios.

A grade também conta com disciplinas como: Tópicos de Agronegócio, voltada para realidade de negócios de Rondônia cuja base econômica é o campo. Comércio Exterior, outro diferencial para a formação dos acadêmicos, em especial pelo fato de Rondônia cada vez mais ampliando seu espaço nas exportações brasileiras. Outras disciplinas dão o apoio necessário para a formação do futuro profissional como, por exemplo, Pesquisa Operacional, Competitividade e Arquitetura Organizacional. Muitas dessas disciplinas são inéditas em Cursos de Administração.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho destaca que a Faculdade busca o que há de melhor a ser oferecido para os acadêmicos em termos de educação superior não apenas em Rondônia, mas no Brasil.

Nenhum comentário: